Desfazer alterações
Vitor, precisas de aprender que o teu primeiro passo na interação com outros utilizadores não deve ser desfazer o que eles fizeram. Isso torna-te imediatamente antagónico, o que é pouco apropriado para o que aqui se faz. Se tens problemas com o que alguém fez, deves contactar a pessoa na sua página de discussão e discutir o problema até chegarem a uma conclusão. A alteração pode sempre ser desfeita na altura própria, em resultado dessa conclusão.
A razão pela qual eu alterei «o Wikimedia Commons» para «a wiki Wikimedia Commons» é que aquela formulação lhe atribui um género, sobre o qual não há consenso entre os utilizadores: metade chama-lhe «o» Commons e a outra metade «a» Commons. Temos a sorte, em Portugal, de haver consenso à volta de atribuir o género feminino a «wiki», sorte que os irmãos brasileiros não têm. Assim, dizer-se «a wiki Wikimedia Commons» é consensual em Portugal, aquilo é uma wiki e ficamos todos bem, sem atribuir géneros não consensuais, enquanto que a outra formulação só cria problemas. Amanhã aparece aqui outro caramelo e diverte-se a mudar tudo para a Wikimedia Commons e começa tudo outra vez.
Na mesma senda, vamos mudar as designações «domínio» e «espaço nominal», para «domínio/espaço nominal» ou vice-versa «espaço nominal/domínio» (conforme a ordem em que ocorram para não ferir suscetibilidades) e passamos a ficar todos bem.
Se imperasse o bom senso eu agora ficava a aguardar que desfizesses a alteração que fizeste. Algo me diz que não será assim, mas veremos.
Não tenho nenhum problema desde que a edição seja justificada. Se você considerou que a tradução não era a mais adequada, deveria ter justificado no sumário da respetiva edição ou na página de discussão. Dado que fui eu que traduzi em primeira instância, era isso o mais correto a fazer.
A sua explicação faz sentido, por isso irei corrigir a tradução.
Em relação ao "domínio" ou "espaço nominal", não irei desfazer a alteração dado que a discussão está em aberta e tenciono alertar mais utilizadores para debater a questão. Acho importante não apenas imperar a vontade de um ou de outro.
Caro Vítor,
agradeço o gesto de razoabilidade que, reconheço, me surpreendeu.
No entanto, lamento, mas não fizeste nenhuma alteração entre domínio e espaço nominal que eu esteja a sugerir desfazer.
O que eu acho é que se colocássemos «espaço nominal/domínio» em metade das mensagens e «domínio/espaço nominal» nas restantes, talvez pudéssemos acabar com os diferendos à volta disto.